Contador de visitas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Enem - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área
identidades
H1
aspectos da cultura.
1 - Compreender os elementos culturais que constituem as- Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
H2
- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3
- Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4
da cultura.
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
H5
e artístico em diferentes sociedades.
- Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural
Competência de área
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6
geográficos.
2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos- Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
H7
nações.
- Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as
H8
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
- Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
H9
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
- Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e
H10
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
- Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
Competência de área
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos,
conflitos e movimentos sociais.
H11
3 - Compreender a produção e o papel histórico das- Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12
- Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13
rupturas em processos de disputa pelo poder.
- Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
H14
interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das
instituições sociais, políticas e econômicas.
- Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e
H15
ao longo da história
- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais.
Competência de área
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16
trabalho e/ou da vida social.
4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do
H17
territorialização da produção.
- Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
H18
implicações sócio-espaciais.
- Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
H19
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
- Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
H20
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
- Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
Competência de área
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo na sociedade.
H21
5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e- Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22
legislações ou nas políticas públicas.
- Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
H23
- Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24
- Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25
– Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
relações da vida humana com a paisagem.
6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas- Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as
H27
em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
- Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando
H28
contextos histórico-geográficos.
- Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes
H29
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
- Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
H30
diferentes escalas.
- Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Proposta de Divisão do Estado do Pará

">