Competência de área
identidades
H1
aspectos da cultura.
1 - Compreender os elementos culturais que constituem as- Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca deH2
- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.H3
- Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.H4
da cultura.
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspectoH5
e artístico em diferentes sociedades.
- Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio culturalCompetência de área
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6
geográficos.
2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos- Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaçosH7
nações.
- Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre asH8
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
- Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxosH9
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
- Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas eH10
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
- Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância daCompetência de área
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos,
conflitos e movimentos sociais.
H11
3 - Compreender a produção e o papel histórico das- Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.H12
- Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.H13
rupturas em processos de disputa pelo poder.
- Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ouH14
interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das
instituições sociais, políticas e econômicas.
- Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos eH15
ao longo da história
- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais.Competência de área
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16
trabalho e/ou da vida social.
4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização doH17
territorialização da produção.
- Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo deH18
implicações sócio-espaciais.
- Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suasH19
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
- Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as váriasH20
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
- Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelasCompetência de área
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo na sociedade.
H21
5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e- Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.H22
legislações ou nas políticas públicas.
- Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nasH23
- Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.H24
- Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.H25
– Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.Competência de área
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
relações da vida humana com a paisagem.
6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas- Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e asH27
em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
- Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levandoH28
contextos histórico-geográficos.
- Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentesH29
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
- Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,H30
diferentes escalas.- Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas
Nenhum comentário:
Postar um comentário