Contador de visitas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jovens procuram imóveis menores
01/11/2012

Jovens procuram imóveis menores
De acordo com o estudo sobre Coabitação Familiar e Formação de Novos Domicílios, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a principal necessidade expressada pelos jovens brasileiros que estudam, trabalham e moram com os pais é de ter oferta de  moradia, a preços acessíveis para assegurar a independência.
O desejo de ser independente se mostra maior na faixa etária entre 21 a 30 anos. O casamento não é mais o único motivo para sair de casa. Trabalhar e estudar já é o bastante para a chamada Geração Y, que não quer perder tempo. Por isso há preferências por imóveis com boa localização e fácil acesso.  Atendendo a esta fatia de mercado, o aluguel se mostra interessante, pois permite flexibilidade em caso de mudanças de planos.
Na juventude, o foco está na carreira e na formação profissional, por isso, a habitação deve atender às necessidades atuais e não futuras. Quitinetes são os preferidos desta geração. Eles atraem por serem pequenos e mais baratos. Em caso de aluguel ou compra, são os preços mais baixos e, com relação ao espaço, atendem exatamente às necessidades de uma ou duas pessoas, que passam mais tempo fora do que dentro de casa, não exigindo cômodos amplos, varanda, vista privilegiada ou outros requintes.
A localização é considerada um fator fundamental. É importante que o “ap” fique próximo do local onde estudam ou trabalham. Estar perto dos pontos de acesso ao transporte público também é um diferencial procurado por este público.
Para sair de casa e se tornar independente, o jovem de hoje depende das condições do mercado de trabalho e da oferta de habitação. A pesquisa do Ipea aponta que a política habitacional do país "tem que ser diversificada" para atender o público formado por jovens na condição de estudantes, estagiários ou já inseridos no mercado de trabalho, sendo eles casados ou solteiros.
Os lofts são uma outra modalidade, que atende aos jovens com renda mais alta. Neste tipo de imóvel, ainda pouco comum em Belém, a área social se mistura com a de serviços, mas o quarto e o banheiro podem ficar separados. Em alguns existe serviço de quarto e áreas de lazer no condomínio.  (DOL, com informações do Redimob)http://imoveis.diarioonline.com.br/noticia-int.php?not_id=225067

Proposta de Divisão do Estado do Pará

">