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terça-feira, 21 de setembro de 2010

UFPA - ENEM

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias
Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as
identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e
artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos,
conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais,
políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais
ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do
trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as
relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando
em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes
contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas
diferentes escalas.
Web Designer + Flash, Joomla, Java para Web, Linux Básico e Redes Linux, Linguagem java, PHM & MYSQL e Manutenção de Microcomputadores.
Realização: Início das aulas: 25/09/10, de 8 às 12h (turma da manhã) e 14 às 18h (turma da tarde).

Inscrição: na empresa Júnior de Informática (ICEN), das 8h às 18h.

Informações:
fone » 3201.8081
e-mail » eji@ufpa.br

Palestra sobre o respeito e valorização do idoso

Ocorrerá nesta 4ª feira (22/09/2010)`as 14:30 h, no auditório da Escola Zacharias de Assumpção uma  palestra ministrada pelas estudantes de Serviço Social da UFPA(Helen Carvalho e Rafaela Dias).
A palestra tratará do respeito e valorização do idoso em nossa sociedade.
O evanto está aberto às turmas: 201, 202 e 203.

Feira vocacional

notícias - 16.09.2010

Feira orienta estudantes sobre vocação profissional

O evento acontece nos dias 22 e 23, das 8 às 20, no Hangar. A Uepa integra a programação com estande apresentando os cursos ofertados pela instituição.



Antes de enfrentar as provas do vestibular, o grande desafio da maioria dos estudantes é qual profissão escolher? Para ajudar um pouco na hora de decidir o que vai cursar na universidade, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nos dias 22 e 23 de setembro, a III Feira de Orientação Profissional – Ensino Médio.O evento tem como objetivo oportunizar espaço pedagógico para estudantes do ensino médio da rede pública e comunidade em geral a conhecer as diferentes opções de carreira profissional em diversas áreas do conhecimento ofertadas pelas instituições de ensino superior no Estado.Durante a programação, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio de sua Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA), integrará o evento com um estande montado para divulgar os 22 cursos ofertados pela instituição, na área da educação, saúde e tecnologia, distribuídos em 20 campi, sendo 5 localizados na capital e 15 no interior. Para os indecisos, a DAA também realizará o teste vocacional.Serviço – A III Feira de Orientação Profissional – Ensino Médio acontece nos dias 22 e 23 de setembro, no horário de 8 às 20h, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia – Hangar. A entrada é gratuita.

Com informações da Seduc.
Foto: Nailana Thiely

Proposta de Divisão do Estado do Pará

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