Contador de visitas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Simpósio Internacional de Geografia

V Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária. De 7 a 11 de novembro de 2011 em Belém
Questões Agrárias na Panamazônia No Século XXI: usos e abusos do território é o tema que orientará as reflexões do V Simpósio Internacional de Geografia Agrária e do VI Simpósio Nacional de Geografia Agrária, que acontecerá em Belém, Pará, no período de 7 a 11 de novembro de 2011, na Universidade Federal do Pará Campus do Guamá.

Xenofobia e violência na Europa

A Europa, tal como os restantes continentes, vive sob o impacte da globalização, de uma maior mobilidade internacional e do incremento dos fluxos migratórios. O aumento da intolerância política, religiosa e étnica bem como o desencadear de vários conflitos armados, dentro e fora do espaço europeu, provocaram a saída de inúmeros contingentes populacionais das suas terras, refugiados nem sempre bem acolhidos em ambientes que lhes são pouco familiares. Carências económicas, a par de problemas sociais vividos pelos cidadãos de determinado Estado, têm contribuído para o surgimento de tensões evidenciadas sob formas de racismo "flagrante" e "subtil" contra determinados grupos, entre os quais comunidades migrantes e minorias étnicas ou religiosas (por exemplo, os ciganos, os judeus, os muçulmanos). Tais ressentimentos têm sido agravados pelo fomento de doutrinas xenófobas por parte de partidos políticos, designadamente os de extrema-direita, que não só deles se aproveitam para justificar períodos de maior vulnerabilidade económico-social no seu próprio país, como ainda, através dos nacionalismos exacerbados patentes nos seus discursos, adicionam às ideologias já enraizadas novas ondas de intolerância. Embora tendo presentes os maus exemplos do passado (Holocausto, apartheid, etc.), a verdade é que sentimentos desta natureza persistem na Europa, em prejuízo de indivíduos ou colectivos segregados, independentemente do seu nível económico e da partilha ou não dos valores, princípios e matrizes fundamentais da sociedade de acolhimento. Em todo o caso, os níveis e expressões de racismo variam muito de país para país, espelhando não só diferentes posturas e modos de lidar com a presença de imigrantes, minorias étnica e estrangeiros, como também políticas mais ou menos consistentes de combate à discriminação (saliente-se a atenção depositada pela Holanda e Reino Unido a estas questões).

«A Europa é uma sociedade multicultural e multinacional que se enriquece com esta variedade. No entanto, a constante presença do racismo na nossa sociedade não pode ser ignorada. O racismo toca toda a gente. Degrada as nossas comunidades e gera insegurança e medo.»
Pádraig Flynn, Comissário Europeu

Enem - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Competência de área
identidades
H1
aspectos da cultura.
1 - Compreender os elementos culturais que constituem as- Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de
H2
- Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3
- Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4
da cultura.
- Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto
H5
e artístico em diferentes sociedades.
- Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural
Competência de área
como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6
geográficos.
2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos- Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços
H7
nações.
- Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as
H8
populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
- Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos
H9
socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
- Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e
H10
participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
- Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da
Competência de área
instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos,
conflitos e movimentos sociais.
H11
3 - Compreender a produção e o papel histórico das- Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12
- Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13
rupturas em processos de disputa pelo poder.
- Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou
H14
interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das
instituições sociais, políticas e econômicas.
- Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e
H15
ao longo da história
- Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais.
Competência de área
impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16
trabalho e/ou da vida social.
4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do
H17
territorialização da produção.
- Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
H18
implicações sócio-espaciais.
- Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas
H19
formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
- Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias
H20
novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
- Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas
Competência de área
valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação
consciente do indivíduo na sociedade.
H21
5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e- Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22
legislações ou nas políticas públicas.
- Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas
H23
- Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24
- Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25
– Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área
interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
relações da vida humana com a paisagem.
6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas- Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as
H27
em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
- Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando
H28
contextos histórico-geográficos.
- Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes
H29
relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
- Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico,
H30
diferentes escalas.
- Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas

Proposta de Divisão do Estado do Pará

">